Para o ignorante, a velhice é o inverno da vida. Para o sábio, é a época da colheita.
Talmude

sábado, 12 de janeiro de 2008

Intergeracionalidade

A intergeracionalidade traduz o peso das interacções sociais entre indivíduos de idades distintas.
Com efeito, o apoio familiar tem efeitos benéficos na saúde dos idosos. Esses efeitos estão associados ao facto de os mais velhos se sentirem amados e seguros, designadamente quando precisam de lidar com problemas de saúde. Além disso, o contacto com familiares e amigos mais novos reforça a sua auto-estima. Por isso, afirma-se que as redes sociais formadas por familiares e amigos oferecem suporte social na forma de amor, afeição, preocupação e assistência (Fernandes, 1995).
Normalmente, a ausência de parentes mais próximos (filhos, sobrinhos, netos), é dada como factor contributivo da doença e mortalidade entre pessoas idosas.
As acções de "intergeracionalidade" promovem, pois, a saúde mental do indivíduo idoso possibilitando-lhe bem-estar psicológico.
Através da intergeracionalidade promovem-se:

  1. A transmissão de experiências de vida, valores e princípios;
  2. Para o idoso, o contacto com a criança permite-lhe aprender novas coisas, animá-lo, incentivá-lo a realizar várias actividades, a sentir-se útil e não abandonado.

Assim, na relação entre criança e idoso, a relação que se estabelece é uma relação de partilha!


Nas palavras da Adriana Calcanhoto:

Antes de mim vieram os velhos

Os jovens vieram depois de mim

E estamos todos aqui

No meio do caminho dessa vida

Vinda antes de nós

E estamos todos a sós

No meio do caminho dessa vida

E estamos todos no meio

Quem chegou e quem faz tempo que veio

Ninguém no início ou no fim

Antes de mim

Vieram os velhos

Os jovens vieram depois de mim

E estamos todos aí.


A referir, é a situação de existirem programas próprios que promovem o contacto entre diferentes gerações:

Animação Intergeracional
Voluntariado Intergeracional

3 comentários:

Unknown disse...

Estou a concluir uma Pós Graduação em Gerontologia Social na Universidade Portucalense no Porto. O tema do meu projecto final está relacionado com o Idoso e a Intergeracionalidade. Gostaria de pedir ajuda, respeitante a bibliografia relacionada com este tema e demais material que me possam mandar.
Bom trabalho
Sofia Moreira

juliana disse...

Estou no 12ºano no curso de animação sociocultural, para o concluir vou fazer uma prova de aptidão profisional, o tema que eu escolhi "vivências intergeracionais".
gostaria que me podessem ajudar, com material relacionado come ste tema que me possam mandar.

Juliana

Manuela disse...

Sou aluna do 12º ano do curso de ciências e tecnologias, e no âmbito de área de projecto estou a desenvolver um projecto nesta área.e momento estou a trabalhar com idosos e crianças, do concelho de Lousada.
Gostaria de saber algumas técnicas para uma melhor intergeracionalidade.
se quiserem conhecer melhor o projecto, visitem: http://idosos12a.blogspot.com

Manuela