Para o ignorante, a velhice é o inverno da vida. Para o sábio, é a época da colheita.
Talmude

domingo, 6 de janeiro de 2008

O idoso


O conceito de idoso pode ser definido segundo o critério da idade cronológica, o da idade social e o da idade biológica (Nazareth, 1979):
  1. Critério da idade cronológica - é considerado idoso todo o indivíduo com idade igual ou superior a 65 anos. Podemos distinguir a 3ª idade e a 4ª idade. A primeira pode ser tida como uma idade de lazer, enquanto a segunda (superior a 85 anos) corresponde à idade de dependência.
  2. Critério da idade social - relaciona-se com o estatuto e a vivência social.
  3. Critério da idade biológica - remete para as condições do nosso corpo. Pode diferir da idade cronológica.

1 comentário:

Ana Ritta disse...

Olá, o meu nome é Ana Rita, sou finalista de Gestão de Empresas e o meu projecto vai ser um centro de animação para a 3ª idade.
Entre pesquisas, cheguei ao vosso blog que achei muito interessante.
Gostaria de partilhar algumas opiniões e se possivel, obter alguma ajuda nesta área que sinceramente me interessa porém é nova para mim... (excepto o convivio com os meus avós!:)
Obrigada.